Ninfoplastia ou Labioplastia Vulvar
 

NinfoplastiaO procedimento cirúrgico que corrige a hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios vulvares é a labioplastia ou ninfoplastia. A alteração hipertrófica (foto) é bilateral e a assimetria é por sua vez,  unilateral.

É uma alteração anatômica extremamente comum, mas tida ainda como tabu para algumas mulheres. O estímulo hormonal na adolescência pode levar as ninfas (pequenos lábios) a assumir tamanhos desproporcionais em relação aos grandes lábios, ou ainda, provocar uma diferença chamativa de tamanho apenas entre os pequenos lábios (assimetria). Estas situações, levam a uma série de queixas, sendo as mais comuns:

A cirurgia genital tem por objetivo trazer uma proporcionalidade aos pequenos lábios, em relação aos grandes lábios e toda a vulva. Evita-se entretanto, a retirada excessiva, pois os pequenos lábios servem de proteção ao intróito vaginal, em termos de manter a umidade e lubrificação vaginal, sem falar de dificultar as infecções genitais, pois serve como barreira.  A remoção exagerada, como algumas solicitam, é contra-indicada, principalmente pela falta de lubrificação desta região delicada e sensível.

O procedimento, em geral, é realizado em esquema de hospital-dia (alta no mesmo dia), salvo quando realizado em associação com outras cirurgias ginecológicas, como a retirada de carúncula uretral,  a correção da incontinência urinária ou correções de prolapsos genitais. 

Pode ser realizada sob anestesia local, sedação ou a associação destas duas técnicas. O retorno ao trabalho é rápido, pois é um tecido que cicatriza facilmente. Apenas para a atividade sexual pedimos mais tempo, ao redor de 30 dias.

Vale a pena comentar, que além da hipertrofia ou da assimetria, em algumas mulheres, a vulva adquire uma coloração mais escura, também por estímulo hormonal, que deposita melanina na genitália. O clareamento genital com auxilio de laser (CO2) ou luz pulsada (M22) pode ser realizado em conjunto com a ninfoplastia, pois a anestesia é a mesma.

A ninfoplastia, seja qual for sua indicação, é uma cirurgia gratificante, pois os resultados podem ser vistos logo no pós-operatório imediato.