Assunto: Urina

Porquê, após urinar, ainda saem algumas gotas de xixi?

Esta ocorrência chama-se "Gota da cueca" ou "gota terminal".
Faça a experiência com uma mangueira de jardim:

  1. Conecte a mangueira na torneira;

  2. Abra a torneira até sair a água pela outra extremidade;

  3. Feche a torneira e sacuda a ponta da mangueira por onde saiu a água;

  4. Desconecte da torneira e levante um pouco esta extremidade que estava ligada. Veja o que acontece: ainda sai um pouco de água pelo outro lado.

É possível ter prazer ao urinar? Isto pode indicar estenose?

Urinar pode até ser prazeroso, mas não a ponto de ter-se um orgasmo ou vice-versa. O que frequentemente ocorre é que no momento do orgasmo, em ambos os sexos, existe um relaxamento dos esfíncteres e pode haver perda de urina. Obviamente que, se não houver maior controle por parte da pessoa, a “perda” vai se transformar em “micção”, principalmente de bexiga cheia e nas mulheres, pois estas não têm próstata para dificultar a urina. Isto sem falar em alguns sites pornográficos que mostram mulheres “ejaculando” urina num suposto orgasmo. É preferível o termo urinando. Não vejo relação com estenose, que em mulheres é muito raro, pois a uretra é extremamente curta em relação à do homem.

Minha urina tem um cheiro muito forte. Quais podem ser as causas?

O aspecto da urina (cor, espuma) e o cheiro nada significam isoladamente. No calor, quando transpiramos mais ou quando bebemos pouco líquido, a tendência é ela se concentrar e ficar com a cor mais escura e o cheiro mais forte. Fica mais clara e com menos cheiro no indivíduo que bebe muito líquido, isto sem falar nos corantes (beterraba, vitaminas etc) que alteram a cor.  Se a cor e o odor são acompanhados de outros sintomas como sensação de bexiga cheia, febre, ardência ao urinar, idas freqüentes ao banheiro (cistite), pode significar infecção. O ideal é fazer um exame de urina parcial e uma cultura de urina para identificar as possíveis causas.  Os sintomas urinários são muito mais freqüentes na mulher.  A espuma tem relação com detergentes usados na limpeza do vaso sanitário e a força do jato urinário.  Quanto mais forte, mais espuma faz.

 
Porque a urina faz espuma ?

Habitualmente pela força do jato urinário de encontro à água do vaso sanitário. Existem algumas situações médicas, onde pode haver mais espuma que o normal (mas de diagnóstico apenas laboratorial, não presumido pelo que se vê no vaso), como na proteinúria (perda de proteínas na urina). Lembramos aqui ainda o uso de desinfetantes já existentes no vaso sanitário, que uma vez agitados pela urina, tendem a fazer espuma.

 

 
Porque a urina muda de cor ?

Pela ingestão de corantes (naturais ou não) habitualmente consumidos com os alimentos, por exemplo a beterraba (vermelho), vitaminas hidrossolúveis (amarelo), pouca ingestão de líquido (amarelo escuro), corantes urinários como o azul de metileno (azul-esverdeado) ou  a  fenazopiridina  (amarelo intenso ao alaranjado), antiinflamatórios (amarelo). Pode entretanto significar alguma doença se mudar de cor ou odor repentinamente. Se assim ocorrer, procure um urologista. 

 

 
Procuro beber dois litros de água ao dia mas não urino nem metade disto. Porque ?
 
Em condições normais, nós perdemos líquido de formas diversas da urina, algumas invisíveis como na respiração e nas fezes, além do suor (transpiração). O que sobra, é eliminado pelos rins, em torno de 30% a 40% do ingerido. Em locais muito quentes, transpira-se mais e urina-se menos, invertendo-se nos locais frios, onde urina-se mais.
 

 

Muitas vezes, quando consumo álcool, mesmo que moderadamente, e tenho ejaculações, sinto uma ardência constante no canal da uretra, o que me incomoda durante muito tempo. Porque?

O esperma é muito alcalino em relação à urina e o álcool deixa a urina mais ácida, o que pode tornar a uretra mais sensível, com ardência.