Assunto: Trauma Raquimedular

Como devo proceder com meu auto-cateterismo em viagens ?

O auto cateterismo não o impede de viajar e sua saúde depende dele. Lembre-se de levar todo seu material para a realização do mesmo . Lembre-se de protegê-los (colocando-os sobre uma folha de papel-toalha, saco plástico, revista, etc.) evitando o contacto direto com o chão do banheiro, isto quando não houver local adequado para o material. Estas simples medidas ajudam a manter o material "limpo". Na falta de banheiros ou dificuldade extrema de chegar a eles (avião, ônibus), faça seu auto cateterismo na sua poltrona mesmo, avisando e pedindo licença aos seus vizinhos e se necessitar de algo, peça aos atendentes de bordo.
Uma vez tudo pronto, realize seu cateterismo de acordo com a técnica descrita em Trauma Raquimedular - Auto Cateterismo, neste site.

 

Como fazer com o cateterismo na escola do meu (minha) filho(a) ?

Os Professores e a Direção da escola devem ser avisados sobre a necessidade do cateterismo de alívio, para que facilitem que seja feito sempre que for necessário. Os responsáveis pela criança poderão ir à escola para ajudar a realizá-lo se isto for recomendado, pelo médico ou pelos pais. O importante é fazê-lo de acordo com os cuidados e na freqüência estabelecida pelo médico da criança. As escolas não podem se recusar a ajudar nas questões de saúde. Se houver a possibilidade de auto cateterismo, a escola, a faculdade ou qualquer outra instituição de ensino, desde que avisada, vai procurar ajudar de alguma forma na realização do cateterismo.

 

 

Em que situações devo procurar meu urologista ?

 

Porque devo fazer o cateterismo de alívio ou auto cateterismo ?

Para tentar se aproximar o máximo da fisiologia da bexiga, que é um órgão que se enche e se esvazia várias vezes ao dia. A bexiga não pode ficar só cheia (retendo urina) ou só vazia (com sonda), pois ambas as situações comprometem seu aparelho urinário e sua saúde, facilitando infecções urinárias, estase da urina (urina parada), cálculos urinários, estenose da uretra, etc.
É uma espécie de "fisioterapia" que você pode fazer no sentido de preservar seu aparelho urinário, não necessitando de aparelhos externos (bolsas, sondas, etc.) e levando uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.

 

 

Que cuidados devo ter com meu cateter (sonda) após cada cateterismo ?

Você deve desprezá-lo (descartável) ou lavá-lo, logo após o cateterismo, com água e sabão se pretende reaproveitá-lo. As sondas metálicas, mais indicadas para as mulheres, podem ser lavadas e fervidas após cada cateterismo.