Assunto: Soja x Homem

 

O homem deve ingerir o mínimo possível de soja durante a sua vida, na sua dieta, pois o grão, independente da sua apresentação, como salada, leite, proteína texturizada de soja (PTS), queijo de soja, etc. é rico em fitohormônios femininos, como a isoflavona, que imita o estrogênio (o hormônio feminino).

Por isso, a soja pode ser utilizada como um repositor hormonal natural no período da menopausa. Para as mulheres, a isoflavona presente na soja alivia os sintomas da menopausa, causados pela queda hormonal, como dores de cabeça, insônia e as famosas ondas de calor, pois a soja ‘ imita ’ a ação do estrogênio.

Da mesma forma, no homem, a isoflavona compete com o hormônio masculino (testosterona) e pode diminuir a utilização deste pelo organismo masculino, gerando diminuição da libido (DE), crescimento das mamas (já tive paciente que estava produzindo leite - lactando) e perda de massa muscular. 

Nem os nenês do sexo masculino deveriam utilizar leite a base de soja, pois a formação dos testículos e do pênis, vai da infância até os 18 anos.