Assunto: Infecção do Trato Urinário (ITU)

Se meu (minha) filho(a) ainda não fala para se queixar, como vou saber se ele(a) está com ITU ?

Embora a criança ainda não fale e você não saiba "diagnosticar" uma ITU, você pode prestar atenção em alguns sintomas comuns neste caso, como febre, choro, calafrios, vômitos, falta de apetite, diarréia, urina escura ou malcheirosa e até sangue na urina. Observando um ou mais destes sintomas, procure o pediatra ou uropediatra para uma consulta.

 

 

Se meu filho ou filha parece ter ardência ou dor ao urinar, sempre a causa disto é uma ITU ?

Não, nem sempre. Outros problemas como assaduras (a urina arde em contato com a pele irritada), vaginites ou uretrites por produtos químicos do banho, como xampu, sabonete ou banho de espuma (podem penetrar nos orifícios naturais e irritar as mucosas) e infestações por vermes (em especial Oxiúros, que colocam ovos ao redor do ânus). Entretanto pode haver alguma alteração urinária a ser investigada.

 

 

Quanto tempo pode levar o tratamento da ITU do meu (minha) filho(a) ?

Depende da idade e da severidade da infecção, mas varia entre 07 a 14 dias de antibióticoterapia. Se você acha que seu filho(a) está com uma ITU, não comece antibióticos sem orientação médica. Alguns exames serão necessários para se ter certeza da ITU e iniciar o tratamento.

 

 

Se meu(minha) filho(a) melhora antes do término dos antibióticos, posso parar a medicação antes do tempo recomendado ?

Absolutamente não. É muito importante tomar os remédios da maneira que foram prescritos, para poder se esperar deles cura da infecção. 

 
 

Se meu (minha) filho(a) não melhora nunca das infecções (ITU de repetição), isto significa que existe algo pior acontecendo ?

Não necessariamente, mas pode ser. Algumas infecções, como as causadas por refluxo vésico-ureteral podem requerer semanas, meses ou anos de tratamento, sem significar nada pior. Mas, sempre é válido investigar melhor o porque de tais recidivas com o uropediatra.

 

 

Existe alguma diferença entre as ITU no adulto e na criança ?

Basicamente não. Os germes (bactérias, micróbios) causadores e portas de entrada são as mesmas. Entretanto, a possibilidade de existir alguma anormalidade no aparelho urinário e a chance de dano renal, são maiores na criança.

 

O que é trigonite ?

Trigonite ou uretrotrigonite é o nome genérico de processos infecciosos ou inflamatórios (mais comum...) que acometem o trígono vesical (anatomicamente é como um triângulo invertido), região onde (vide anatomia) se inserem ambos os ureteres  na base (invertida, portanto acima) e a uretra no vértice que fica para baixo. Qualquer doença nesta região, traz sintomas irritativos (vontade de urinar freqüente, ardência, sensação de bexiga cheia, etc.) como na cistite. O tratamento é em geral clínico mas,  por vezes cirúrgico recorre-se à cirurgia.

 

Veja também: Cistite Simples