Assunto: Finasterida

 
É a conversão da testosterona livre em DHT que influencia a libido? 

Não, que derruba o cabelo... A DHT e DHEA são um metabólitos normais da testosterona. A prolactina elevada, geralmente devido a adenomas de hipófise, sim, pode diminuir a libido.

Porque é que as pessoas que tomam finasterida como o objetivo de bloquear a conversão em DHT notam redução de libido?

Porque não bloqueia EXCLUSIVAMENTE DHT, mas também os outros derivados da testosterona.

Sofro de Alopécia Androgenética e provavelmente iniciarei o tratamento com Finasterida. Quais derivados da testosterona condicionam a libido e que são bloqueados pela Finasterida? A Finasterida provoca disfunção erétil (DE)?

Consulte um dermatologista na sua cidade. As duas coisas dificilmente você vai conciliar: libido e cabelo. Se você tem algum amigo que diz que usa a finasterida e não sente nada, é possível pois cada organismo reage de uma forma à droga (finasterida). Os mais resistentes tem menos DE e ao contrário também é possível e comum. Ao usar QUALQUER das drogas hormonais para a careca androgenética como a finasterida, o alfaestradiol, etc., os efeitos colaterais da DE aparecerão com o tempo e a sensibilidade do organismo de cada um. Claro que se o uso for tópico, o efeito colateral é menor ou leva-se mais tempo até a DE que requeira a interrupção do tratamento capilar. A DHT é a única com metabolismo, pasme, no couro cabeludo, onde "matam"os folículos. Por isto cresce novamente o cabelo. Os outros, com metabolismo na pele, suprarenais e testículos, com o passar do tempo também sofrem um "feedback negativo"ou seja, deixam de ser produzidos (ou aproveitados) e podem aparecer os sintomas de DE. Por isto que você vê tanto careca "bombado" em academia, pois o excesso de anabolizantes tem o mesmo efeito deletério nos folículos pilosos e o tal "feedeback negativo" na testosterona e seus derivados, levando também à DE.

A finasterida pode causar câncer de próstata em alto grau, disseminando para outros órgãos?

Está claro que o uso crônico da finasterida SELECIONA tipos de câncer de próstata mais agressivos (cursam com PSA baixo (< 4ng/dl ) e produzem metástases rapidamente) em indivíduos mais propensos à doença, como os que com história de família (pai, tio, avô, etc.) com a doença. Ela em si, não provoca o câncer.  Na vigência da finasterida 1mg/dia, multiplique seu PSA por 2 ( por 4 se 5mg/dia) e faça o toque com regularidade.