Assunto: Infertilidade & Esterilidade

 
Gostaria de saber se esterilidade e infertilidade são sinônimos ?

 

Não. A infertilidade significa uma "dificuldade" para ter filhos, como nas oligospermias (pouca quantidade de espermatozóides na contagem do ejaculado). A outra, esterilidade, significa uma impossibilidade de ter filhos, como nas azoospermias (ausência completa de espermatozóides no ejaculado) (ver - Vasectomia).

 
 
É verdade que drogas como a maconha e outras drogas causam esterilidade ?
 

Sim. Não se sabe exatamente por qual mecanismo, mas os drogados de maconha (e outros tóxicos como a cocaína) tem algum grau de infertilidade e no uso crônico, até esterilidade.

 

A caxumba pode causar infertilidade ou influenciar o desempenho sexual?

A caxumba afeta apenas a parte germinativa do testículo ou seja, a que produz espermatozóides, pelo inchaço e consequente aumento de temperatura, o que a princípio inibe e depois destrói as células germinativas. Já a parte hormonal não é afetada pela caxumba, pois independe da temperatura. A princípio, a caxumba não afetaria o desempenho sexual.
 

Tenho apenas um testículo. Posso ser estéril?

O fato de você ter um só testículo não diminui suas possibilidades de se reproduzir e de ter filhos de ambos os sexos, salvo por outros problemas além da ausência de um testículo. Leia nas FAQ´s sobre testículos.

Sou gordo e tento ter filhos há mais de 18 meses. Meu espermograma que está com contagem baixa (ca. 8.0000.000/ml). O que posso fazer para aumentar o número de espermatozóides, uma vez que não fumo e não bebo ?

Na prática diária temos visto que a obesidade (gordura excessiva) pode afetar também a fertilidade do homem, principalmente daqueles que tem acúmulo de gordura acima do pênis e nas virilhas. Ocorre que os testículos, ficam a maior parte do tempo "sepultados" nesta gordura, submetidos à temperatura do corpo, o que inibe nestes a produção normal de espermatozóides, que é normal a 2-3 graus abaixo da temperatura do nosso corpo. Procure primeiramente voltar ao seu peso ideal, liberando sua bolsa escrotal da gordura, use roupas folgadas e tome banho de assento (chuveirinho) 3-4 vezes ao dia, com água fria, na tentativa de diminuir a temperatura. Se tudo correr bem, em 60-90 dias você verá sua produção aumentada.

Gostaria de obter informações sobre "Gravidez assistida".

Maiores informações em www.abdelmassih.com.br