Assunto: Esperma / Espermatozóides

 
O que se pode fazer para aumentar o número de espermatozóides ?

Procurar um urologista para verificar se não existe alguma doença ou má formação envolvida e mudar alguns hábitos de vida, se você quer filhos: 

Obesidade

Se você está acima do seu peso e há acúmulo de gordura acima do seu pênis, assim seus testículos ficam "sepultados" na temperatura do seu corpo, podendo inibir a produção dos espermatozóides, como ocorre na varicocele. Volte ao seu peso ideal.
Ver Faqs sobre os assuntos infertilidade e esterilidade.

Existe algum problema se, durante a masturbação ou ato sexual, pressionar o pênis durante a ejaculação para não sair o esperma ?

 

Segurar a ejaculação pode posteriormente trazer algum desconforto ao urinar, pois o pH do esperma é alcalino (>8) e o da urina é ácido (5-6).

 

Durante o ato sexual percebi sangue no meu esperma. Devo procurar um médico?

A hematospermia pode ser investigada, geralmente sem conclusão nenhuma, mas pode requerer tratamento se for crônica.

 

Meu marido tem azoospermia e fez uma espermocultura, constatando a presença da bactéria staphylococcus coagulase positiva. Isto tem a ver com azoospermia?

 

Não, faz parte da flora normal do aparelho genital. É apenas uma bactéira saprófita do local. Não requer tratamento.

 
A textura do meu esperma é extremamente grudenta, Há alguma maneira de "hidratá-lo" um pouco mais como, por exemplo, através da alimentação?

Todo ejaculado é grudento, lembre que ele tem a finalidade de aderir às paredes da vagina e colo do útero, para manter vivo o espermatozóide. Não há como deixá-lo mais fluído, o que acontece normalmente em ejaculadas seguidas, quando torna-se menos denso. Na dúvida, um espermograma é necessário para saber se a composição do sêmen está normal.