Assunto: Caxumba (Orquite)

O que é a caxumba? Como ela é transmitida?

Caxumba ou Parotidite é uma doença viral (Paramixovirus) altamente contagiosa e transmitida por via aérea ou secreções orais.

Geralmente acomete as parótidas (glândulas salivares), podendo envolver os órgãos reprodutores e ainda, em menor incidência, qualquer outro órgão, como meninges, cérebro, coração, pâncreas, próstata, rins, etc.

Porque ela causa infertilidade em metade dos homens adultos? Como isso acontece?

Uma parte dos testículos funciona como órgão linfóide, que é a barreira contra as viroses. Com isto, aumenta a temperatura de um (20% dos casos) ou dos dois testículos, com destruição definitiva das células germinativas que produzem os espermatozóides e que são altamente sensíveis à temperaturas maiores que 36 - 37 Graus Celsius.

Popularmente diz-se que a "caxumba desceu" quando afeta os testículos. Para não haver prejuízo da função reprodutiva, o menino ou o homem deve guardar repouso até a melhora do quadro.

Quais os sintomas?

Dor em um ou ambos testículos, além dos demais que lembram uma virose, como febre moderada a alta persistente e o inchaço (edema) das glândulas salivares, dor ao engolir ou mastigar.

Existe prevenção?

Nada além da vacinação e prevenção de contato com os infectados.

Existe tratamento para reverter este problema? Futuramente ele poderá gerar novos filhos?

No caso de afetar um ou ambos testículos, o ideal é o repouso absoluto (pois em pé os testículos inchados pesam e aumentam o desconforto), gelo ou compressas geladas sobre a bolsa escrotal e analgésicos. Se por acaso sobrevir a esterilidade (ausência de espermatozóides) ou a infertilidade (contagem baixa de espermatozóides), não há tratamento para reverter o quadro e reativar a produção de espermatozóides. Será definitivamente estéril ou infértil. Um espermograma é o exame de escolha para se avaliar a fertilidade masculina.

A caxumba pode influenciar o desempenho sexual?

Não há relação entre a parte produtora de espermatozóides, que é sensível à temperatura, e a parte hormonal que independe da temperatura. Geralmente os testículos acometidos pela caxumba ficam menores pois a parte germinativa, destruída pela virose, é absorvida pelo organismo. A porção hormonal, que produz a testosterona é preservada e não há prejuízo na esfera sexual.

Os homens devem procurar orientação médica? Qual é médico ideal?

Geralmente detecta-se nos exames pré-nupciais, que devem ser SEMPRE realizados junto ao Urologista. O que pouca gente sabe é que as mulheres também podem ficar estéreis devido a uma "ooforite" por caxumba ou seja, o envolvimento dos ovários na caxumba. É uma das causas de infertilidade feminina. A dificuldade em previnir as complicações reprodutivas em ambos os sexos é que geralmente os sintomas que poderiam levar o indivíduo a tomar os cuidados necessários para evitar a infertilidade / esterilidade, são discretos e duram pouco tempo.

Existem dados que revelam quantos homens já foram infectados no Brasil?

Não existem estatísticas a respeito.

 
Meu namorado está com caxumba e a infecção atingiu um dos testículos. Ele pode ficar estéril? Quais tratamentos e exames existem?

A caxumba produz uma reação inflamatória no testículo, que pode comprometer alguma porção das células que produzem os espermatozóides ou de todas elas.
Além do risco inflamatório, existe um aumento da temperatura nos testículos, que também pode levar a sequelas como a infertilidade ou esterilidade. O ideal é que ele faça repouso durante a doença e use roupas folgadas e ventiladas, para baixar a temperatura da bolsa escrotal. Alterações no espermograma serão diagnosticáveis em no mínimo alguns meses, pois o dano que ocorre é lento para se manifestar. Mas se ele se cuidar, nada vai acontecer.